quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A era dos indisciplinados.

Hoje levantarei uma questão que veio na voga de dois acontecimentos: um a nível nacional e outro pessoal. Logicamente, tentarei aqui fazer uma justaposição de idéias relacionadas como a sociedade está se reconstruindo com outras que explicitam os efeitos dessa reconstrução.

O caso "Neymar", divulgado a bradadas pela imprensa esportiva e o desfecho final, me colocou um questionamento: será que a sociedade está legitimando a impunidade, legitimando a falta de respeito ao próximo? Não sei. Sei que cada vez mais, isso falo agora como professor e educador, vejo que menos podemos fazer perante um sistema que incentiva atos como o que vimos. Vi o técnico como o professor que quer educar e o aluno que sente ter mais direitos por ter uma posição de destaque.

Muitos pedagogos vêm com várias receitas inaplicáveis e outras utopicamente construídas pois não partilham das diversas realidades das escolas. Gostaria de ver alguns praticarem a sua filosofia numa escola estadual noturna de Diadema, Capão Redondo ou do Grajaú. As vezes a teoria não corresponde há realidade pois não foi forjada na empiria do fenômeno. Raramente atende a necessidade dos profissionais, que bravamente resistem a essa educação degeneradora. Degenera aluno, degenera o professor, degenera o sentido de escola.

As escolas hoje procuram sua função, sua recolocação em um mundo que a adaptação é a palavra de ordem. Adaptar-se às diversas situações.

Burocratizam-se os professores, tornando-os passivos e não críticos do sistema. Dá liberdade incondicional ao aluno e nisso ele passa a sentir-se dono do mundo, da escola e dos próprios pais.

A educação está em crise. Viva a educação. (adaptação do título do livro do professor Carlos W. Porto Gonçalves)

sábado, 4 de setembro de 2010

Amigos

Amigos,

Esse é um espaço democrático e a participação de todos só enriquece essa troca de idéias. Sei que muitos gostariam de participar e se acanham. Peço a todos que estão acompanhando esse blog não se envergonhar e colocar aqui suas mensagens, seus questionamentos ou novos assuntos a serem discutidos.

Abraço a todos

Obrigado

Ed Wilson