quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A era dos indisciplinados.

Hoje levantarei uma questão que veio na voga de dois acontecimentos: um a nível nacional e outro pessoal. Logicamente, tentarei aqui fazer uma justaposição de idéias relacionadas como a sociedade está se reconstruindo com outras que explicitam os efeitos dessa reconstrução.

O caso "Neymar", divulgado a bradadas pela imprensa esportiva e o desfecho final, me colocou um questionamento: será que a sociedade está legitimando a impunidade, legitimando a falta de respeito ao próximo? Não sei. Sei que cada vez mais, isso falo agora como professor e educador, vejo que menos podemos fazer perante um sistema que incentiva atos como o que vimos. Vi o técnico como o professor que quer educar e o aluno que sente ter mais direitos por ter uma posição de destaque.

Muitos pedagogos vêm com várias receitas inaplicáveis e outras utopicamente construídas pois não partilham das diversas realidades das escolas. Gostaria de ver alguns praticarem a sua filosofia numa escola estadual noturna de Diadema, Capão Redondo ou do Grajaú. As vezes a teoria não corresponde há realidade pois não foi forjada na empiria do fenômeno. Raramente atende a necessidade dos profissionais, que bravamente resistem a essa educação degeneradora. Degenera aluno, degenera o professor, degenera o sentido de escola.

As escolas hoje procuram sua função, sua recolocação em um mundo que a adaptação é a palavra de ordem. Adaptar-se às diversas situações.

Burocratizam-se os professores, tornando-os passivos e não críticos do sistema. Dá liberdade incondicional ao aluno e nisso ele passa a sentir-se dono do mundo, da escola e dos próprios pais.

A educação está em crise. Viva a educação. (adaptação do título do livro do professor Carlos W. Porto Gonçalves)

3 comentários:

  1. Ed,

    Também compartilho as mesmíssimas angústias.Quando você cita que a Escola procura sua função, pois certamente está perdida, me vem a idéia de que atualmente, o Homem (seja lá qual for sua atuação) procura sua função, logo todos os segmentos da nossa sociedade estão perdidos.
    Para acabar com essa Era de Indisciplinados não seria a solução o Homem disciplinar sua Mente, e alinhar esta a novos padrões?
    Padrões de uma sociedade regida por Princípios Elevados (Respeito, Responsabilidade, Amor ao Próximo) solucionariam tudo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Complementando meu comentário anterior gostaria de citar Platão (ando estudando muita filosofia ultimamente...): "Tente mover o Mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo"

    ResponderExcluir
  3. Professor, querido professor! Terminamos o Ensino Médio e não tive o privilégio de ler uma nova postagem em seu Cyberespaço (E olhe que eu te cobrei!)
    Mas, espero que tudo esteja correndo exageradamente bem com você, que muitas metas sejam alcançadas, e que enfim, possa gozar das maravilhas vindouras, que tudo dê certo.

    Com carinho,

    Paola.

    ResponderExcluir